terça-feira, 28 de julho de 2009

Fala no nível Global e Local

Fala no nível local – A conversação se estabelece por meio de turnos, onde os interlocutores se alternam e desenvolvem suas falas um após o outro, podendo haver hesitação, sobreposição e assalto. A conversação se dá através de pares, em que a resposta do segundo fica condicionado a pergunta do primeiro e assim por diante.

Ex

F1 a aula de hoje foi muito boa.

F2 também gostei muiiito..... Toda semana poderia ter filmes.

F1 pois, é, eu não iria mais faltar.

No exemplo F1 comentou sobre a aula, que condicionou F2 a responder a pergunta e que levou novamente F1 a comentar o assunto.


Fala no nível global – Mesmo mantendo uma organização local na conversa, a formulação obedece certas regras global, ou seja mesmo com turnos o universo da conversa é alargado.


Ex.

F1 Pois é vi o seriado ontem e gostei da roupa da Paty. É daquele jeito que quero comprar minha blusa.

F2 Caracaaa fui ao shopping ontem e comprei uma sandália linda estou muito feliz, espero que minha mãe não brigue.

F1 Eu adoro ir ao shopping, por que você não me chamou.

F2 Fui com minha tia e fui rápido

F2 Mas me diz uma coisa, os Pais da Paty brigaram com ela porque ela foi à festa?


No exemplo F1 comenta sobre um sereado [seriado] de televisão que é conhecido das participantes da conversa, e diz que quer uma blusa igual à da atriz do sereado, isso leva F2 a comentar um fato acontecido com ela, pois ela ligou a compra da blusa a sua ida ao shopping, depois de uma fala sobre o assunto F2 pergunta novamente sobre o sereado retornando ao assunto inicial e dando movimentação do discurso que tem inicio, mas é interrompido pela digressão que é o desvio do tópico discursivo.

Ex

F1 a aula de hoje foi muito boa.

F2 também gostei muiiito..... Toda semana poderia ter filmes.

F1 pois, é, eu não iria mais faltar.

No exemplo F1 comentou sobre a aula, que condicionou F2 a responder a pergunta e que levou novamente F1 a comentar o assunto.

Um comentário:

  1. Oi, não sei como descobri seu blog...Mais gostei...Da uma passadinha no meu e segue?vaaleu

    http://planetafirme.blogspot.com

    ResponderExcluir